Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
29 de setembro, 2015
Se você também já fez essa pergunta, a questão é bem simples:
Primeiro: é verdade, os freios dianteiros gastam mais do que os traseiros, mesmo! Porque aguentam esforços maiores durante a frenagem, já que na parte da frente dos veículos se encontram os componentes mais pesados do carro como o motor.
Segundo: além das rodas da frente terem que aguentar cerca de 60% do peso do carro durante a frenagem, quando você pisa no freio, parte do peso traseiro é transferido para frente, aumentando essa porcentagem ainda mais! Aqui, estamos falando da famosa transferência dinâmica de carga entre os eixos!
Calma, é muito simples entender, o funcionamento é semelhante ao do nosso corpo (que vai pra frente quando o carro é freado)! Quando se desacelera, parte do peso que estava no eixo traseiro vai para o eixo dianteiro. E quanto mais fundo você pisar, maior a desaceleração e maior será essa transferência.
Entendeu agora, porque é necessária maior força de frenagem dos freios dianteiros do que nos traseiros? O que explica também os discos de freio da frente serem maiores que os de trás: eles devem exercer maior torque na roda e para tal o braço de alavanca tem que ser maior.
Como as pastilhas de freio da frente gastam mais e para que todas as pastilhas sejam trocadas na mesma época, as montadoras passaram a utilizar (nos carros que possuem freio a disco nas quatro rodas) pastilhas de freio menores nas rodas de trás. Por isso pode ser que o mecânico recomende trocar todas as pastilhas na manutenção do seu veículo.
Terceiro: (mas!!!), se o seu mecânico indicar a troca das pastilhas de freio das quatro rodas, cuidado! Certifique-se que o seu carro possui freio a disco nas quatro rodas! Geralmente, as rodas traseiras possuem freios a tambor, e freio a tambor não utiliza pinça, nem pastilha, e sim lonas. Se o seu carro possuir freio a tambor nas rodas traseiras será impossível trocar as pastilhas, já que elas, ali, não existem!
Quarto e último: quando devemos trocar as pastilhas de freio? Bem, se você pisar no freio e sentir que ele está demorando para responder, sentir o pedal frouxo, ou ter que pisar demais para obter resposta, vá direto ao mecânico! Se as pastilhas não forem trocadas na época certa elas podem danificar o disco de freio que é bem mais caro! Não é o exatamente certo, mas elas devem ser substituídas a cada 10 mil quilômetros.
Fonte: Se Meu Carro Falasse
10 de julho Segurança: Vale a pena reformar o pneu?
25 de junho Câmbio automático consome mais combustível?
15 de junho Confira dicas para evitar surpresas com a manutenção do câmbio automático
15 de junho Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças
04 de julho Dupla embreagem a transmissão do futuro
03 de janeiro Freios ABS e air-bags dos veículos
09 de setembro Ponte de safena no coração do câmbio 01m
08 de abril S10
08 de abril Siena
08 de abril Renault Duster
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados