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Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças

15 de junho, 2015

Especialista do Cesvi explica que cada sistema influencia de maneira diferente no desempenho do carro. Consumidor deve estar atento na hora da compra.

Com a crescente popularização dos câmbios automáticos e automatizados no Brasil nas últimas duas décadas, muitas opções foram lançadas no mercado automotivo.

O fato de ambos os tipos oferecerem um carro sem embreagem, dispensando a necessidade da troca manual de marchas, faz com que muitos consumidores os confundam e até mesmo considerem que estão investindo em determinada funcionalidade, quando na verdade, trata-se de outra.

O câmbio automático possui estrutura complexa e é mais caro, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o automatizado (com mono ou dupla embreagem) é mais simples, com estrutura próxima a do modelo mecânico, porém, controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.

Segundo especialistas, cada sistema influencia de forma distinta no desempenho do veículo. Para esclarecer o assunto, consultamos o técnico Daniel Lauri, do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Confira a seguir.


TIPOS DE CÂMBIO

Os câmbios automáticos podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades. O número de marchas depende do projeto do câmbio e das necessidades do veículo, sendo que este número também pode variar dos valores informados acima.
 
Já os automatizados contam com uma ou dupla embreagem. Esse número de  embreagens e marchas depende do projeto do câmbio e necessidades do veículo.


PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Automático
O principal diferencial está na concepção interna. No câmbio automático, a transmissão de movimento do motor para o câmbio é realizado por meio do conversor de torque. As mudanças de marchas são realizadas por pressão hidráulica e controladas pelo módulo eletrônico e corpo de válvulas, atuando em pacotes de embreagens e freios, variando assim as possíveis relações das engrenagens internas.
 
 
Automatizado
Já no câmbio automatizado, sua concepção interna é semelhante ao câmbio mecânico (manual) convencional, onde as trocas de marchas são controladas por um módulo eletrônico e atuadores hidráulicos. A transmissão de movimento do motor é intermediada pela embreagem, também controlada eletronicamente e acionada por atuadores hidráulicos.


VANTAGENS COMUNS AOS DOIS TIPOS DE CÂMBIO

- Mudanças suaves de marchas;
- Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução;
- Redução da fadiga ao dirigir;
- Ambos impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado;
- Ambos aumentam a vida útil dos componentes da transmissão;
- O motorista consegue direcionar mais atenção ao trânsito;


VANTAGENS do câmbio automático

Pode proporcionar uma saída e a mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque e programação do módulo. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente.
 

VANTAGENS do câmbio Automatizado

Possui menor complexidade interna, podendo ter uma manutenção mais barata, onde a ocorrência mais comum é a troca da embreagem.
Por ser mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores e assim proporcionar um consumo de combustível menor.


DESVANTAGENS do câmbio Automático

Devido à maior complexidade interna, pode ter uma manutenção mais cara e realizada somente em oficinas especializadas. O preço do componente também pode ser mais elevado.

Mais pesado, o automático geralmente acompanha veículos com motores maiores e consequentemente gerando consumo maior de combustível. Porém, isso não é uma regra. Dependendo do modelo de transmissão do veículo – quanto maior o número de relações de marchas - ele pode até beneficiar a relação de consumo.
 

DESVANTAGENS do câmbio Automatizado

Dependendo da programação da transmissão, o câmbio automatizado pode gerar solavancos nas trocas de marchas. Em subidas, pode haver retorno do veículo dependendo de sua inclinação e até o acoplamento total da embreagem.

Porém, alguns modelos já possuem sistema integrado com os freios que só permitem que sejam liberados após a ativação do acelerador.


MODELOS MAIS POPULARES NO BRASIL COM CÂMBIO AUTOMATIZADO:

- Câmbio Easytronic de cinco marchas: GM Agile.
- Câmbio Dualogic de 5 marchas: Fiat Idea, Novo Palio, Punto, Pailo Weekend, Fiat 500 e Grand Siena.
- Câmbio i-Motion de cinco marchas: VW Gol, CrossFox, Fox, Polo e Voyage.
- Câmbio sequencial Powershift de dupla embreagem com 6 marchas: New Fiesta Titanium.


MODELOS MAIS POPULARES NO BRASIL COM CÂMBIO AUTOMÁTICO:

- Câmbio automático de quatro velocidades: Citroën C3, Hyundai HB20, Kia Picanto, Nissan Livina, Peugeot 208 Griffe, Renault Logan e Sandero.
- Câmbio automático de seis velocidades: GM Cobalt, Spin e Sonic.


Fonte: Revista Pense Carros

Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS

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