Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
29 de setembro, 2015
Se você também já fez essa pergunta, a questão é bem simples:
Primeiro: é verdade, os freios dianteiros gastam mais do que os traseiros, mesmo! Porque aguentam esforços maiores durante a frenagem, já que na parte da frente dos veículos se encontram os componentes mais pesados do carro como o motor.
Segundo: além das rodas da frente terem que aguentar cerca de 60% do peso do carro durante a frenagem, quando você pisa no freio, parte do peso traseiro é transferido para frente, aumentando essa porcentagem ainda mais! Aqui, estamos falando da famosa transferência dinâmica de carga entre os eixos!
Calma, é muito simples entender, o funcionamento é semelhante ao do nosso corpo (que vai pra frente quando o carro é freado)! Quando se desacelera, parte do peso que estava no eixo traseiro vai para o eixo dianteiro. E quanto mais fundo você pisar, maior a desaceleração e maior será essa transferência.
Entendeu agora, porque é necessária maior força de frenagem dos freios dianteiros do que nos traseiros? O que explica também os discos de freio da frente serem maiores que os de trás: eles devem exercer maior torque na roda e para tal o braço de alavanca tem que ser maior.
Como as pastilhas de freio da frente gastam mais e para que todas as pastilhas sejam trocadas na mesma época, as montadoras passaram a utilizar (nos carros que possuem freio a disco nas quatro rodas) pastilhas de freio menores nas rodas de trás. Por isso pode ser que o mecânico recomende trocar todas as pastilhas na manutenção do seu veículo.
Terceiro: (mas!!!), se o seu mecânico indicar a troca das pastilhas de freio das quatro rodas, cuidado! Certifique-se que o seu carro possui freio a disco nas quatro rodas! Geralmente, as rodas traseiras possuem freios a tambor, e freio a tambor não utiliza pinça, nem pastilha, e sim lonas. Se o seu carro possuir freio a tambor nas rodas traseiras será impossível trocar as pastilhas, já que elas, ali, não existem!
Quarto e último: quando devemos trocar as pastilhas de freio? Bem, se você pisar no freio e sentir que ele está demorando para responder, sentir o pedal frouxo, ou ter que pisar demais para obter resposta, vá direto ao mecânico! Se as pastilhas não forem trocadas na época certa elas podem danificar o disco de freio que é bem mais caro! Não é o exatamente certo, mas elas devem ser substituídas a cada 10 mil quilômetros.
Fonte: Se Meu Carro Falasse
03 de dezembro Volkswagen Golf Variante ganha versão com câmbio manual de 6 marchas
25 de novembro Fiat Toro aparece pela primeira vez em imagem oficial
17 de novembro Bosh cria câmbio manual sem pedal de embreagem
12 de novembro Previsto para 2011, sistema que registra recall no documento do carro é adiado para 2016
05 de novembro Nova divisão de luxo da Hyundai
28 de outubro Cuidados necessários ao comprar um carro automático usado
21 de outubro Novo Honda Civic tem todas as informações divulgadas
16 de outubro Mini Cooper ganha prêmio no Reino Unido
08 de outubro Saiba como utilizar o câmbio automático de maneira correta
29 de setembro Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados