Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
29 de setembro, 2015
Se você também já fez essa pergunta, a questão é bem simples:
Primeiro: é verdade, os freios dianteiros gastam mais do que os traseiros, mesmo! Porque aguentam esforços maiores durante a frenagem, já que na parte da frente dos veículos se encontram os componentes mais pesados do carro como o motor.
Segundo: além das rodas da frente terem que aguentar cerca de 60% do peso do carro durante a frenagem, quando você pisa no freio, parte do peso traseiro é transferido para frente, aumentando essa porcentagem ainda mais! Aqui, estamos falando da famosa transferência dinâmica de carga entre os eixos!
Calma, é muito simples entender, o funcionamento é semelhante ao do nosso corpo (que vai pra frente quando o carro é freado)! Quando se desacelera, parte do peso que estava no eixo traseiro vai para o eixo dianteiro. E quanto mais fundo você pisar, maior a desaceleração e maior será essa transferência.
Entendeu agora, porque é necessária maior força de frenagem dos freios dianteiros do que nos traseiros? O que explica também os discos de freio da frente serem maiores que os de trás: eles devem exercer maior torque na roda e para tal o braço de alavanca tem que ser maior.
Como as pastilhas de freio da frente gastam mais e para que todas as pastilhas sejam trocadas na mesma época, as montadoras passaram a utilizar (nos carros que possuem freio a disco nas quatro rodas) pastilhas de freio menores nas rodas de trás. Por isso pode ser que o mecânico recomende trocar todas as pastilhas na manutenção do seu veículo.
Terceiro: (mas!!!), se o seu mecânico indicar a troca das pastilhas de freio das quatro rodas, cuidado! Certifique-se que o seu carro possui freio a disco nas quatro rodas! Geralmente, as rodas traseiras possuem freios a tambor, e freio a tambor não utiliza pinça, nem pastilha, e sim lonas. Se o seu carro possuir freio a tambor nas rodas traseiras será impossível trocar as pastilhas, já que elas, ali, não existem!
Quarto e último: quando devemos trocar as pastilhas de freio? Bem, se você pisar no freio e sentir que ele está demorando para responder, sentir o pedal frouxo, ou ter que pisar demais para obter resposta, vá direto ao mecânico! Se as pastilhas não forem trocadas na época certa elas podem danificar o disco de freio que é bem mais caro! Não é o exatamente certo, mas elas devem ser substituídas a cada 10 mil quilômetros.
Fonte: Se Meu Carro Falasse
06 de setembro Os 20 carros que menos desvalorizam em um ano
15 de julho Honda City DX ganha câmbio CVT por R$ 65.200
30 de junho Câmbio da FCA gerou 686 relações, 266 falhas e 68 ferimentos nos EUA
21 de junho Teste: Nissa March SL 1.6 com câmbio CVT
31 de maio Qual é o momento certo para trocar a marcha e alcançar o máximo de economia?
20 de maio Dica: Carro automático usado
12 de maio Reclame Aqui: Dono sofre com defeitos na embreagem do Renault Logan
27 de abril Aceleramos o novo Lifan X60 com câmbio CVT
19 de abril Nova chevrolet S10 chega às lojas em maio
12 de abril Nissan March e Versa ganham câmbio CVT
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados