Reclame Aqui: Dono sofre com defeitos na embreagem do Renault Logan
12 de maio, 2016
Segundo proprietário, o sedã começou a trepidar como se estivesse com a segunda marcha engatada nas arrancadas, mas a marca negou a garantia.
Viu algum Renault com dificuldade de subir ladeiras ou arrancar nos semáforos? “Parece até que eu não sei dirigir, porque o carro fica trepidando inteiro como se estivesse saindo com a segunda marcha”, explica Rogério Castillo, um dos proprietários que têm sofrido com problemas de embreagem com os carros da marca francesa.
Comprado 0 km em abril de 2014, o Logan 1.6 do coordenador de treinamentos apresentou os primeiros problemas há cerca de três meses, quando marcava 28 mil quilômetros no hodômetro. “Foi ficando impossível e parecia algum problema no coxim do motor”, conta Rogério, que levou o sedã à autorizada Armando Veículos em São Bernardo do Campo (SP).
“Fui à concessionária e na rampa de entrada mostrei o defeito para um funcionário, mas ele me disse que era um problema na embreagem e que não teria cobertura da garantia”, explica o proprietário, que também entrou em contato com a central de atendimento da fabricante. “Só de ouvir a palavra ‘embreagem’ eles já diziam que não haveria cobertura”, completa.
Após as negativas, Rogério encontrou outros donos de Renault com problemas semelhantes e decidiu fazer uma reclamação na internet. “Um dia depois de contar o que tinha acontecido, a Renault me ligou e disse para levar o carro à concessionária para ver o que poderia ser feito, mas eles me disseram que não era pela garantia e sim uma cortesia”, conta o proprietário.
Mas o reparo não saiu totalmente de graça, já que Rogério teve que colocar a mão no bolso por causa da mão de obra. “Eles me cobraram R$ 1.200 só de mão de obra e eu disse que ia tirar o carro de lá, porque por esse preço daria para comprar o conjunto completo, então eles aceitaram baixar o valor e acabamos fechando o serviço por R$ 690”, diz o coordenador.
Segundo o dono, o carro recebeu disco de embreagem, platô, rolamento e volante do motor novos após passar quase três semanas na oficina. “Eles abriram o carro e desmontaram tudo. Eu tirei fotos do disco de embreagem e não tinha nenhum sinal de desgaste e estava tudo bem com a espessura, então poderia ser empenamento do volante do motor”, detalha Rogério.
De volta para a garagem de casa, o sedã já não apresenta os sintomas de antes, mas o proprietário ainda teme que o defeito volte a aparecer. “Acredito que o carro vai voltar a ter problemas, porque se trata de uma característica de projeto. Ele tem as duas primeiras marchas mais longas, o que faz a embreagem queimar um pouco nas saídas”, explica.
O que diz o especialista
Segundo Rubens Venosa, engenheiro da Oficina Motor Max e consultor técnico de Autoesporte, explica que, na maioria dos casos, empenamentos indicam defeito de fabricação. “Se o volante do motor empenar, significa que ele foi fundido e não teve tempo suficiente para estabilizar. É uma peça que aquece e ela tem que aguentar as mudanças de temperatura, então é difícil de empenar mesmo com mau uso da embreagem”, afirma o especialista.
Além disso, existem algumas formas de identificar se a peça realmente foi submetida a condições extremas. “Quando é mau uso, tanto o volante do motor como o disco de embreagem ficam azulados por causa da alta temperatura”, diz o engenheiro. “O problema, é que algumas concessionárias não fazem essa verificação e logo dizem que o conjunto de embreagem não está coberto pela garantia, o que é errado”, completa Venosa.
Posicionamento da marca
Procurada pela reportagem, a Renault não informou se existe algum problema crônico em relação ao modelo. Confira na íntegra a resposta da fabricante para o caso relatado: "o cliente foi orientado a levar o veículo em uma concessionária e retornasse o contato com o SAC, entretanto ele não retornou".
Fonte: Auto Esporte
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