Reclame Aqui: Dono sofre com defeitos na embreagem do Renault Logan
12 de maio, 2016
Segundo proprietário, o sedã começou a trepidar como se estivesse com a segunda marcha engatada nas arrancadas, mas a marca negou a garantia.
Viu algum Renault com dificuldade de subir ladeiras ou arrancar nos semáforos? “Parece até que eu não sei dirigir, porque o carro fica trepidando inteiro como se estivesse saindo com a segunda marcha”, explica Rogério Castillo, um dos proprietários que têm sofrido com problemas de embreagem com os carros da marca francesa.
Comprado 0 km em abril de 2014, o Logan 1.6 do coordenador de treinamentos apresentou os primeiros problemas há cerca de três meses, quando marcava 28 mil quilômetros no hodômetro. “Foi ficando impossível e parecia algum problema no coxim do motor”, conta Rogério, que levou o sedã à autorizada Armando Veículos em São Bernardo do Campo (SP).
“Fui à concessionária e na rampa de entrada mostrei o defeito para um funcionário, mas ele me disse que era um problema na embreagem e que não teria cobertura da garantia”, explica o proprietário, que também entrou em contato com a central de atendimento da fabricante. “Só de ouvir a palavra ‘embreagem’ eles já diziam que não haveria cobertura”, completa.
Após as negativas, Rogério encontrou outros donos de Renault com problemas semelhantes e decidiu fazer uma reclamação na internet. “Um dia depois de contar o que tinha acontecido, a Renault me ligou e disse para levar o carro à concessionária para ver o que poderia ser feito, mas eles me disseram que não era pela garantia e sim uma cortesia”, conta o proprietário.
Mas o reparo não saiu totalmente de graça, já que Rogério teve que colocar a mão no bolso por causa da mão de obra. “Eles me cobraram R$ 1.200 só de mão de obra e eu disse que ia tirar o carro de lá, porque por esse preço daria para comprar o conjunto completo, então eles aceitaram baixar o valor e acabamos fechando o serviço por R$ 690”, diz o coordenador.
Segundo o dono, o carro recebeu disco de embreagem, platô, rolamento e volante do motor novos após passar quase três semanas na oficina. “Eles abriram o carro e desmontaram tudo. Eu tirei fotos do disco de embreagem e não tinha nenhum sinal de desgaste e estava tudo bem com a espessura, então poderia ser empenamento do volante do motor”, detalha Rogério.
De volta para a garagem de casa, o sedã já não apresenta os sintomas de antes, mas o proprietário ainda teme que o defeito volte a aparecer. “Acredito que o carro vai voltar a ter problemas, porque se trata de uma característica de projeto. Ele tem as duas primeiras marchas mais longas, o que faz a embreagem queimar um pouco nas saídas”, explica.
O que diz o especialista
Segundo Rubens Venosa, engenheiro da Oficina Motor Max e consultor técnico de Autoesporte, explica que, na maioria dos casos, empenamentos indicam defeito de fabricação. “Se o volante do motor empenar, significa que ele foi fundido e não teve tempo suficiente para estabilizar. É uma peça que aquece e ela tem que aguentar as mudanças de temperatura, então é difícil de empenar mesmo com mau uso da embreagem”, afirma o especialista.
Além disso, existem algumas formas de identificar se a peça realmente foi submetida a condições extremas. “Quando é mau uso, tanto o volante do motor como o disco de embreagem ficam azulados por causa da alta temperatura”, diz o engenheiro. “O problema, é que algumas concessionárias não fazem essa verificação e logo dizem que o conjunto de embreagem não está coberto pela garantia, o que é errado”, completa Venosa.
Posicionamento da marca
Procurada pela reportagem, a Renault não informou se existe algum problema crônico em relação ao modelo. Confira na íntegra a resposta da fabricante para o caso relatado: "o cliente foi orientado a levar o veículo em uma concessionária e retornasse o contato com o SAC, entretanto ele não retornou".
Fonte: Auto Esporte
03 de dezembro Volkswagen Golf Variante ganha versão com câmbio manual de 6 marchas
25 de novembro Fiat Toro aparece pela primeira vez em imagem oficial
17 de novembro Bosh cria câmbio manual sem pedal de embreagem
12 de novembro Previsto para 2011, sistema que registra recall no documento do carro é adiado para 2016
05 de novembro Nova divisão de luxo da Hyundai
28 de outubro Cuidados necessários ao comprar um carro automático usado
21 de outubro Novo Honda Civic tem todas as informações divulgadas
16 de outubro Mini Cooper ganha prêmio no Reino Unido
08 de outubro Saiba como utilizar o câmbio automático de maneira correta
29 de setembro Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados