Motor TSI da Volkswagen
10 de setembro, 2015
Up! com motor 1.0 TSI
O novo Up! com motor 1.0 TSI foi apontado como o carro mais econômico do Brasil no último mês.
Mas como um motor TURBO pode ser indicado como o mais econômico?
Parece contraditório mas é isso mesmo! O novo motor da Volkswagen chegou para quebrar vários mitos que acreditamos há anos.
Qual a grande novidade do TSI 1.0?
O TSI é um motor reduzido chamado de “downsizing”. Ele chega para oferecer uma performance semelhante a um motor maior, porém com melhor consumo de combustível. Para isso utilizam turbo de baixa inércia, raramente excedendo 1 bar (explicando melhor: funcionam com sobras de resistência).
O TSI não tem como objetivo ser um motor de alto desempenho. Por isso, mesmo sendo turbo, a sua manutenção não sera muito diferente do modelo anterior do up!, o período das trocas de óleo será o mesmo e a vida útil também.
O up! é o primeiro carro popular a ter esse modelo de motor e seus resultados são impressionantes:
Motor turbo de injeção direta 3 cilindros de 999 cm3
Consumo: 20 km/l na estrada
Potência: 105 cv
Torque: 16,8 kgfm na faixa de 1.500 a 4.500 rpm
Para ter uma noção melhor, durante uma arrancada o up! TSI deixaria um sedan 2.0 como o Corolla e Civic pra trás com facilidade.
Apesar dos resultados, o uso desse propulsor em carros como o Golf ainda está longe de acontecer. Não por motivos técnicos, mas sim pela ideia de um Golf 1.0. Sem dúvidas o motor 1.0 não passa aquela imagem esportiva que esperamos do modelo, logo, acredita-se que a aceitação não seria muito boa, mesmo optando pelo TSI europeu.
Na Europa o motor TSI 1.0 tem uma versão diferente que produz 115 cv de potência.
A realidade é que o mercado brasileiro é o único que tem Civic, Corolla e Sentra em versões 2.0. Está na hora de priorizarmos os motores turbo de injeção direta e esquecer a ideia que quanto maior a litragem, maior a potência!
Fonte: Se Meu Carro Falasse
10 de julho Segurança: Vale a pena reformar o pneu?
25 de junho Câmbio automático consome mais combustível?
15 de junho Confira dicas para evitar surpresas com a manutenção do câmbio automático
15 de junho Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças
04 de julho Dupla embreagem a transmissão do futuro
03 de janeiro Freios ABS e air-bags dos veículos
09 de setembro Ponte de safena no coração do câmbio 01m
08 de abril S10
08 de abril Siena
08 de abril Renault Duster
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados