Motor TSI da Volkswagen
10 de setembro, 2015
Up! com motor 1.0 TSI
O novo Up! com motor 1.0 TSI foi apontado como o carro mais econômico do Brasil no último mês.
Mas como um motor TURBO pode ser indicado como o mais econômico?
Parece contraditório mas é isso mesmo! O novo motor da Volkswagen chegou para quebrar vários mitos que acreditamos há anos.
Qual a grande novidade do TSI 1.0?
O TSI é um motor reduzido chamado de “downsizing”. Ele chega para oferecer uma performance semelhante a um motor maior, porém com melhor consumo de combustível. Para isso utilizam turbo de baixa inércia, raramente excedendo 1 bar (explicando melhor: funcionam com sobras de resistência).
O TSI não tem como objetivo ser um motor de alto desempenho. Por isso, mesmo sendo turbo, a sua manutenção não sera muito diferente do modelo anterior do up!, o período das trocas de óleo será o mesmo e a vida útil também.
O up! é o primeiro carro popular a ter esse modelo de motor e seus resultados são impressionantes:
Motor turbo de injeção direta 3 cilindros de 999 cm3
Consumo: 20 km/l na estrada
Potência: 105 cv
Torque: 16,8 kgfm na faixa de 1.500 a 4.500 rpm
Para ter uma noção melhor, durante uma arrancada o up! TSI deixaria um sedan 2.0 como o Corolla e Civic pra trás com facilidade.
Apesar dos resultados, o uso desse propulsor em carros como o Golf ainda está longe de acontecer. Não por motivos técnicos, mas sim pela ideia de um Golf 1.0. Sem dúvidas o motor 1.0 não passa aquela imagem esportiva que esperamos do modelo, logo, acredita-se que a aceitação não seria muito boa, mesmo optando pelo TSI europeu.
Na Europa o motor TSI 1.0 tem uma versão diferente que produz 115 cv de potência.
A realidade é que o mercado brasileiro é o único que tem Civic, Corolla e Sentra em versões 2.0. Está na hora de priorizarmos os motores turbo de injeção direta e esquecer a ideia que quanto maior a litragem, maior a potência!
Fonte: Se Meu Carro Falasse
03 de dezembro Volkswagen Golf Variante ganha versão com câmbio manual de 6 marchas
25 de novembro Fiat Toro aparece pela primeira vez em imagem oficial
17 de novembro Bosh cria câmbio manual sem pedal de embreagem
12 de novembro Previsto para 2011, sistema que registra recall no documento do carro é adiado para 2016
05 de novembro Nova divisão de luxo da Hyundai
28 de outubro Cuidados necessários ao comprar um carro automático usado
21 de outubro Novo Honda Civic tem todas as informações divulgadas
16 de outubro Mini Cooper ganha prêmio no Reino Unido
08 de outubro Saiba como utilizar o câmbio automático de maneira correta
29 de setembro Quando devemos trocar as pastilhas de freio?
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados