Motor TSI da Volkswagen
10 de setembro, 2015
Up! com motor 1.0 TSI
O novo Up! com motor 1.0 TSI foi apontado como o carro mais econômico do Brasil no último mês.
Mas como um motor TURBO pode ser indicado como o mais econômico?
Parece contraditório mas é isso mesmo! O novo motor da Volkswagen chegou para quebrar vários mitos que acreditamos há anos.
Qual a grande novidade do TSI 1.0?
O TSI é um motor reduzido chamado de “downsizing”. Ele chega para oferecer uma performance semelhante a um motor maior, porém com melhor consumo de combustível. Para isso utilizam turbo de baixa inércia, raramente excedendo 1 bar (explicando melhor: funcionam com sobras de resistência).
O TSI não tem como objetivo ser um motor de alto desempenho. Por isso, mesmo sendo turbo, a sua manutenção não sera muito diferente do modelo anterior do up!, o período das trocas de óleo será o mesmo e a vida útil também.
O up! é o primeiro carro popular a ter esse modelo de motor e seus resultados são impressionantes:
Motor turbo de injeção direta 3 cilindros de 999 cm3
Consumo: 20 km/l na estrada
Potência: 105 cv
Torque: 16,8 kgfm na faixa de 1.500 a 4.500 rpm
Para ter uma noção melhor, durante uma arrancada o up! TSI deixaria um sedan 2.0 como o Corolla e Civic pra trás com facilidade.
Apesar dos resultados, o uso desse propulsor em carros como o Golf ainda está longe de acontecer. Não por motivos técnicos, mas sim pela ideia de um Golf 1.0. Sem dúvidas o motor 1.0 não passa aquela imagem esportiva que esperamos do modelo, logo, acredita-se que a aceitação não seria muito boa, mesmo optando pelo TSI europeu.
Na Europa o motor TSI 1.0 tem uma versão diferente que produz 115 cv de potência.
A realidade é que o mercado brasileiro é o único que tem Civic, Corolla e Sentra em versões 2.0. Está na hora de priorizarmos os motores turbo de injeção direta e esquecer a ideia que quanto maior a litragem, maior a potência!
Fonte: Se Meu Carro Falasse
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