Ford reconhece falhas no câmbio powershift
26 de janeiro, 2016
Focus, Fiesta e EcoSport fabricados entre 2013 e 2014 terão garantia ampliada e devem agendar reparo nas oficinas autorizadas.
Depois de anos de reclamações dos consumidores, a Ford consertará gratuitamente os carros equipados com câmbio automatizado PowerShift que apresentarem defeito. Além disso, a garantia será ampliada. A informação foi divulgada pelo Procon de São Paulo, que notificou a montadora a prestar esclarecimentos em novembro do ano passado. O processo de reparo e a ampliação da garantia se restringem aos modelos Focus hatch, Focus sedã, New Fiesta hatch, New Fiesta sedã e EcoSport produzidos entre 2013 e 2014.
Segundo o órgão, a montadora respondeu à notificação em meados de dezembro, “reconhecendo que existem falhas no sistema PowerShift”. A Ford se comprometeu a “realizar os reparos necessários sem custos” e anunciou que os veículos que apresentarem os problemas terão a garantia ampliada de três para cinco anos ou 160 mil km, o que acontecer primeiro. Esta garantia será exclusiva aos modelos New Fiesta e EcoSport 2013 e 2014 e Focus 2014. Os consumidores receberão cartas ou mala direta com estas informações e orientações sobre o agendamento do reparo.
Desde que o câmbio PowerShift foi lançado, diversos consumidores relataram problemas com o sistema enquanto dirigiam seus carros. O automatizado de dupla embreagem e seis marchas gera trepidações, ruídos e aquecimento do sistema. Além disso, os motoristas contam que notaram perda de força do carro, especialmente em subidas, e superaquecimento do câmbio. Em casos extremos, há relatos de pane do sistema, que trava e não engata as marchas. Os defeitos já causaram a troca prematura do kit de embreagem. Segundo o Procon, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus vendidos no país.
Orientações
O Procon explica que todos os proprietários de Fiesta, EcoSport e Focus devem agendar uma revisão em concessionárias da Ford para investigar se o carro também tem um câmbio PowerShift com problemas, mesmo que não tenha sido fabricado entre 2013 e 2014. Caso seja comprovada a falha, “devem formalizar por escrito reclamação junto a montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação”. O órgão tem canais de comunicação com a população via site, Fabebook, Twitter e blog.
Além disso, qualquer pessoa que já tenha se envolvido em algum acidente causado pelo defeito no câmbio devem “solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos”.
Apesar de a montadora ter ampliado a garantia para 5 anos ou 160 mil km, mesmo aqueles consumidores que tenham carros acima destas marcas devem “ser atendidos normalmente – e sem custos – com a realização de reparos ou troca do sistema”.
Autoesporte entrou em contato com a Ford, mas não recebeu uma resposta da empresa até a última atualização desta nota.
Fonte: Auto Esporte
06 de setembro Os 20 carros que menos desvalorizam em um ano
15 de julho Honda City DX ganha câmbio CVT por R$ 65.200
30 de junho Câmbio da FCA gerou 686 relações, 266 falhas e 68 ferimentos nos EUA
21 de junho Teste: Nissa March SL 1.6 com câmbio CVT
31 de maio Qual é o momento certo para trocar a marcha e alcançar o máximo de economia?
20 de maio Dica: Carro automático usado
12 de maio Reclame Aqui: Dono sofre com defeitos na embreagem do Renault Logan
27 de abril Aceleramos o novo Lifan X60 com câmbio CVT
19 de abril Nova chevrolet S10 chega às lojas em maio
12 de abril Nissan March e Versa ganham câmbio CVT
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados