Ford reconhece falhas no câmbio powershift
26 de janeiro, 2016
Focus, Fiesta e EcoSport fabricados entre 2013 e 2014 terão garantia ampliada e devem agendar reparo nas oficinas autorizadas.
Depois de anos de reclamações dos consumidores, a Ford consertará gratuitamente os carros equipados com câmbio automatizado PowerShift que apresentarem defeito. Além disso, a garantia será ampliada. A informação foi divulgada pelo Procon de São Paulo, que notificou a montadora a prestar esclarecimentos em novembro do ano passado. O processo de reparo e a ampliação da garantia se restringem aos modelos Focus hatch, Focus sedã, New Fiesta hatch, New Fiesta sedã e EcoSport produzidos entre 2013 e 2014.
Segundo o órgão, a montadora respondeu à notificação em meados de dezembro, “reconhecendo que existem falhas no sistema PowerShift”. A Ford se comprometeu a “realizar os reparos necessários sem custos” e anunciou que os veículos que apresentarem os problemas terão a garantia ampliada de três para cinco anos ou 160 mil km, o que acontecer primeiro. Esta garantia será exclusiva aos modelos New Fiesta e EcoSport 2013 e 2014 e Focus 2014. Os consumidores receberão cartas ou mala direta com estas informações e orientações sobre o agendamento do reparo.
Desde que o câmbio PowerShift foi lançado, diversos consumidores relataram problemas com o sistema enquanto dirigiam seus carros. O automatizado de dupla embreagem e seis marchas gera trepidações, ruídos e aquecimento do sistema. Além disso, os motoristas contam que notaram perda de força do carro, especialmente em subidas, e superaquecimento do câmbio. Em casos extremos, há relatos de pane do sistema, que trava e não engata as marchas. Os defeitos já causaram a troca prematura do kit de embreagem. Segundo o Procon, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus vendidos no país.
Orientações
O Procon explica que todos os proprietários de Fiesta, EcoSport e Focus devem agendar uma revisão em concessionárias da Ford para investigar se o carro também tem um câmbio PowerShift com problemas, mesmo que não tenha sido fabricado entre 2013 e 2014. Caso seja comprovada a falha, “devem formalizar por escrito reclamação junto a montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação”. O órgão tem canais de comunicação com a população via site, Fabebook, Twitter e blog.
Além disso, qualquer pessoa que já tenha se envolvido em algum acidente causado pelo defeito no câmbio devem “solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos”.
Apesar de a montadora ter ampliado a garantia para 5 anos ou 160 mil km, mesmo aqueles consumidores que tenham carros acima destas marcas devem “ser atendidos normalmente – e sem custos – com a realização de reparos ou troca do sistema”.
Autoesporte entrou em contato com a Ford, mas não recebeu uma resposta da empresa até a última atualização desta nota.
Fonte: Auto Esporte
23 de setembro 10 mandamentos para economizar o combustível do carro
16 de setembro Novo Volkswagen Tiguan é apresentado
10 de setembro Motor TSI da Volkswagen
02 de setembro Na pista com o Land Rover Range Rover Sport SVR
20 de agosto Qual é o momento certo de trocar a marcha para alcançar o melhor rendimento?
13 de agosto Como fazer a “chupeta” na bateria de um carro
04 de agosto É necessário trocar o lubrificante do câmbio?
28 de julho Preciso deixar o carro engatado quando estaciono?
21 de julho Saiba como não cair nas armadilhas que o GPS pode criar
16 de julho Câmbio Automático: Quando trocar o óleo?
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados