Existem vários tipos de câmbios automáticos, cada um com suas características distintas. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
Câmbio Automático Tradicional
Também conhecido como câmbio automático convencional, utiliza um conversor de torque para transferir a potência do motor para as rodas. Ele possui uma variedade de marchas e não exige a intervenção do motorista para mudar de marcha.
Câmbio Automático de Dupla Embreagem
DSG ou DCT
Este tipo de câmbio utiliza duas embreagens para realizar as trocas de marchas de forma mais rápida e suave do que o câmbio automático tradicional. Isso resulta em mudanças de marcha mais rápidas e eficientes.
Câmbio Automático CVT
Transmissão Variável Contínua
A transmissão CVT não possui marchas fixas. Em vez disso, usa uma correia ou uma cadeia entre duas polias para oferecer uma gama infinita de relações de marcha, proporcionando uma aceleração mais suave e eficiente.
Câmbio Automático Automatizado
ou, semi-automático
Também conhecido como transmissão automatizada, este tipo de câmbio é uma combinação entre um câmbio manual e um câmbio automático. Ele permite que o motorista selecione as marchas manualmente ou deixe o sistema fazer as trocas de marcha de forma automática.
Câmbio Automático de Variador Contínuo Linear
IVT
Similar ao CVT, mas utiliza uma tecnologia ligeiramente diferente para obter relações de marcha contínuas.
Câmbio Robotizado
É um tipo de transmissão automatizada que opera com embreagem e marchas controladas por um sistema computadorizado. Oferece a conveniência de uma transmissão automática, porém, utiliza embreagem seca ou molhada e permite trocas de marcha mais rápidas em comparação com um câmbio manual tradicional.
Câmbio Híbrido
Este termo pode se referir a várias coisas, mas no contexto automotivo, geralmente indica um tipo de transmissão que combina características de dois sistemas diferentes, como a junção de um sistema elétrico (motor elétrico ou bateria) com um sistema de combustão interna (motor a combustão), fornecendo eficiência energética e redução de emissões.
Câmbio Hidramático
Esse termo pode ser uma referência a uma transmissão automática ou semiautomática. Geralmente, se refere a um tipo de transmissão automática hidráulica que utiliza um conversor de torque para transferir energia do motor para a transmissão, permitindo trocas de marcha suaves e sem a necessidade de intervenção manual.
Esses são alguns dos tipos mais comuns de câmbios automáticos encontrados em veículos, e cada um possui vantagens e desvantagens em termos de desempenho, eficiência e experiência de condução. A escolha entre eles geralmente depende das preferências do motorista e do tipo de condução que se deseja ter.