Nissan March e Versa ganham câmbio CVT
12 de abril, 2016
Ainda sem preço definido, versões chegam em junho apenas para motor 1.6 de 111 cv.
A Nissan anunciou a chegada do câmbio CVT para os modelos March e Versa. O sistema Xtronic será oferecido apenas para as versões com motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm. Ainda sem preços confirmados, a nova versão começa a ser vendida em junho.
Produzida no México pela japonesa Jacto e acoplada aos carros na fábrica Nissan em Resende (RJ), a nova transmissão foi apresentada para jornalistas nesta segunda-feira (11), onde também pudemos dirigir uma versão “pré-série” do novo Versa CVT. A marca afirma que as mudanças para o modelo final devem se limitar apenas a ajustes no isolamento acústico da cabine, o que será essencial para momentos em que o giro do motor fica mais alto e o ruído do câmbio invade a cabine.
Em nossa avaliação, a última geração do CVT Xtronic (que já é aplicada na Europa e EUA) se mostrou eficiente. Em arrancadas ou retomadas, o ponteiro das rotações sobe bastante, para só depois repousar no giro correto. O acerto faz com que o carro ganhe em agilidade nas arrancadas.
Com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Nissan divulga que a dupla de entrada chega com consumo de 11,6 km/l (urbano) e 14,1 km/l (rodoviário), para o Versa e 11,6 km/l e 14,5 km/l para o March, ambos abastecidos com gasolina.
Rodando com o Versa, a sensação é de conforto e bom casamento do conjunto mecânico. Viajando a 120 km/h, o motor trabalha com 2.500 rpm, mas um botão na alavanca das trocas aciona a função Overdrive, mudando o regime das rotações e fazendo o ponteiro subir a 4.000 giros. Recurso bom para trechos mais longos, onde não se exiga muito torque para ultrapassagens ou subidas. Não espere uma arrancada como a de um carro com câmbio manual, mas o resultado final é muito bom.
Desenvolvido especialmente para o segmento de compactos, o novo câmbio é basicamente formado por um sistema de duas polias e uma correia – que agora oferece menos atrito e mantêm o torque mais estável. A nova geração desse CVT é menor e mais leve que a anterior, tem relação de transmissão mais longa e rotações mais baixas em velocidades mais altas. Tudo em nome do melhor consumo. Será que o Versa chega para incomodar a dupla Prisma e HB20S? Se depender da qualidade do conjunto, sim.
Fonte: Auto Esporte
05 de abril Modelos da Honda encarecem e HR-V ultrapassa os R$ 100 mil
29 de março TESTE: Volkswagen Golf GTI 2.0 nacional
15 de março Câmbio powershift faz transmissão automática dar passo à frente
24 de fevereiro Teste: Toyota SW4 4x4 SRX 2.8
19 de fevereiro Flagra mostra Fiat Toro Freedom 1.8 Flex com câmbio automático de 6 marchas
02 de fevereiro Teste: Volkswagen Golf 1.6 Comfortline Manual
26 de janeiro Ford reconhece falhas no câmbio powershift
14 de janeiro Mercedes descarta novo câmbio automático com mais de 9 marchas
16 de dezembro Traseira da picape Fiat Toro aparece oficialmente pela 1ª vez
09 de dezembro Avaliação: Novo Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ manual
Rua Rio de Janeiro, 1293
Bairro Monte Castelo. Campo Grande/MS
Assine nossa Newsletter e receba todas as nossas dicas, promoções e atualizações.
© 2012 Dr. Câmbio . Todos os direitos reservados