Câmbio powershift faz transmissão automática dar passo à frente
15 de março, 2016
Sistema de seis marchas sequenciais da Ford privilegia trocas rápidas, sem tranco e com opções para diversos perfis de motoristas.
Sempre presente, a busca por conforto e sofisticação no mercado automotivo evolui de tempos em tempos. Revestimento em couro, central multimídia, sistemas de segurança e mais recentemente o câmbio automático entraram de vez na lista de um público que gosta de carros e que é cada vez mais exigente.
E o lançamento do New Fiesta e do novo Ecosport, além de mais recentemente o novo Focus, trouxeram ao Brasil o inovador câmbio powershift, que representa uma verdadeira inovação nas transmissões automáticas.
A principal vantagem dessa tecnologia é unir o conforto da transmissão automática com a esportividade das trocas manuais, de forma muito mais rápida e sem perda de torque ou desperdício de energia.
O câmbio conta com seis marchas e sistema de dupla embreagem que trabalham de forma simultânea e sincronizada. Enquanto a primeira atua, a segunda já está pronta para entrar em ação. A velocidade em que isso acontece é que garante o funcionamento linear, sem os famosos trancos dos modelos automatizados de apenas uma embreagem.
O tempo das trocas, por exemplo, é de um terço de um câmbio automático comum. Isso resulta em um carro mais ágil, esperto, e que responde com mais eficiência aos comandos do pé do motorista no acelerador.
Tal tecnologia introduzida no Brasil em carros de volume pela Ford é mais avançada que existe atualmente, e até então só estava presente em carros esportivos de luxo.
A durabilidade é outra vantagem desse tipo de transmissão. Como ela não utiliza fluidos e nem conversores de torque, é isenta de manutenção ou troca de peças de desgaste. Da mesma forma, o sistema dispensa a substituição dos discos de atrito.
Powershift x automatizados
Por se tratar de uma tecnologia nova, é comum haver confusão entre o sistema de funcionamento do tipo sequencial e as chamadas transmissões automatizadas.
A automatizada é manual, e recebeu atuadores eletrônicos, com controlador eletrônico para a troca de marchas. Já a transmissão Powershift já nasceu automática, só que com um conceito mais sofisticado e eficiente para aprimorar o seu desempenho. Ela usa dois eixos de saída e dispensa o conversor de torque.
Versatilidade
Há as opções de trocas nos modos drive, que privilegia o conforto e a economia de combustível, sport, que aumenta o giro do motor, e manual, em que o próprio motorista faz as trocas, dando mais segurança, por exemplo, em ultrapassagens.
Isso resulta em um automóvel que está pronto para servir diversos perfis de motoristas em uma mesma família, por exemplo.
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Fonte: Auto Esporte
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